domingo, 5 de julho de 2009

A RESSURREIÇÃO DE CRISTO NOS SALVA?

Nos últimos dias tenho estudado o catolicismo apostólico romano e sobre sua apologética. Estudo esse que mostra a defesa da fé deles em relação ao protestantismo. Através deste estudo vim a me deparar com um artigo que se chama: “A Salvação para Católicos e Protestantes”. Que se encontra em um site de apologética católica, para quem quiser entrar é só clicar aqui http://www.apologeticacatolica.cjb.net/, e procurar esse tema na área de apologética. A leitura inteira deste artigo é interessante, mas o que me chamou a atenção foi esse seguinte trecho que eles escreveram:

“Se somos Salvos, esta salvação vem pelo Sacrifício de Cristo na cruz, não pela Ressurreição. Por sua Ressurreição ele nos mostra o que podemos esperar, ele nos mostra o prêmio aos que, como dizia São Paulo, ‘Chegam ao fim da corrida’. Mas não é pela Ressurreição que somos salvos, e sim pela Cruz.”

Não digo que este trecho esteja inteiramente correto, como também não digo que esteja inteiramente falso. Se formos ver o que está correto podemos destacar duas coisas, a saber: 1° A Salvação realmente vem pelo sacrifício de Cristo na cruz; e 2° Através da ressurreição temos uma esperança, de quê um dia ressuscitaremos como Jesus, conforme ensina Paulo em 1 Co 15. No entanto, devemos também analisar a parte falsa deste trecho, que infelizmente o derruba inteiro e vai contra o que a bíblia ensina, a saber: Que não é pela ressurreição que somos salvos.

Podemos notar que isso é um pressuposto do autor em falar que pela ressurreição nós não somos salvos, pois o mesmo não mostra base bíblica para isso. Todavia, tentaremos mostrar ao contrário, partindo do pressuposto da bíblia, com isso elaboro três pontos em cima de textos bíblicos:

1° Em Jo 16 Jesus, o Cristo ensina que quando Ele fosse, viria outro em seu lugar, e esse outro era o consolador que se encontra na pessoa do Espírito Santo. E nesse texto mostra que uma das atividades do Espírito Santo seria em convencer “o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (v.8). Gostaria de chamar a atenção para o primeiro item, que é o pecado. Que pecado é esse que o Espírito Santo iria convencer? O v.9 nos dá a resposta: “do pecado, porque não crêem em mim”. Ora, sabemos que para recebermos a salvação de Cristo devemos que crer Nele (Rm 3.20 – 26; Rm 5.1; Ef 2.8). Só um lembrete (para os católicos a salvação vem pelas obras também). Mas, voltando ao assunto eu pergunto: Se Jesus não tivesse ressurreto Ele não teria subido, e se Ele não tivesse subido o Espírito Santo não teria vindo, e se o Espírito Santo não tivesse vindo que convenceria o mundo do pecado?
2° Em Hb 4.14 – 16, fala que Cristo é nosso sumo Sacerdote e que Ele penetrara os céus. Ora, como ele penetrara os céus se não foi depois da ressurreição? E agora, Ele está lá nos dando à força de podermos entrar diante o trono da graça, ou seja, diante de Deus, isso por que ele criou compaixão por nós e pela sua ressurreição está diante o Pai.
3° Em 1 Jo 2.1, fala que nós temos um advogado justo que é Jesus Cristo, que está intercedendo por nós para quando nós pecarmos, por conseguinte, intercedendo por nossa salvação. Jesus, o Cristo é o melhor advogado que já existiu! Pois nunca perdeu nenhuma causa... E como Ele estaria sendo nosso advogado se Ele não estivesse lá? E como Ele estaria lá se não tivesse ressuscitado?

Como já escrevi lógico que a morte de Cristo na cruz nos trouxe salvação e que foi Substituição pelos pecadores (expiação vicária), redenção dos pecados e para o homem foi uma reconciliação com Deus. Todavia, é uma falácia falar que uma coisa nega a outra, ou seja, só porque a morte de Cristo nos traz a salvação quer dizer que a ressurreição não traga. Ambos são para nossa salvação e servem para nos trazer tal Salvação.

Sola Gratia e Sola Scriptura. Maurício Montagnero.

2 comentários:

dico disse...

A ressurreição do CRISTO tida pelos protestantes como obra salvitica, é a recusa a obedecer a ordenança pega sua cruz e me siga mt10,38-39,lançam mão de sofisma que a salvaçao se realiza com a entrada do SENHOR no ceu, omitem que quando expirou a cortina do do templo se rasgou abrindo o caminho que estava interditado,antes só o sacerdote uma vez por ano poderia entrar no santo dos santos.a falsa doutrina defendida pelos separados é a fonte da heresia da salvação universal,que afirma que se somos escolhidos ou temos fé tudo será perdoado, não observa que muitos serão chamados mais poucos serão escolhidos.

Maurício Montagnero. disse...

Amado Dico,

Acredito que você não leu meu artigo direito, pois seu comentário está sem consistência e não está falando nada contra o artigo...

Leia e releia...