segunda-feira, 12 de maio de 2008

Mensagem e Propósito do livro de Eclesiastes.

Eclesiastes talvez seja o livro mais desnorteante e desconcertante da Bíblia. Seu ar de desespero mostrando o vazio da vida, a falta de um tom de paz e as condutas reprovadas são mostradas durante o livro. No entanto, o livro deve ser entendido como escrito de um homem natural, onde suas ações e pensamentos estão longe do Espírito de Deus e da revelação divina.

“Vaidade das vaidades, diz o pregador, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade”. A palavra vaidade no hebraico é “hebhel”, tem o significado de “vapor” ou “sopro”. O refrão citado é o tema central do livro; abordando os outros temas como a transitoriedade e futilidade da vida, e os prazeres terreno. Essas filosofias criadas por mente humana é tudo vaidade, e como o vapor e o sopro, vem e passam, igual a vida de vaidades. Esse tema gira em torno do homem que não vê nada além de sua sepultura, que está vivendo em um estado de ceticismo; mas quando começamos reconhecer Deus como bem supremo, e vemos Ele no caos de nossas vidas, daí vem outro tema implícito no livro que é, o homem arranjado sentido na vida a partir do momento em que começa se relacionar e conhecer o Sagrado. Podermos dizer que a afirmação feita em 12: 13 - 14; é um belo resumo para o propósito da vida, e daquilo que o homem deve buscar sobre a terra. Tendo consciência que os propósitos de Deus são eternos 3:14.

Esse é um livro que faz alusões sobre confiança e pessimismo. Por conseguinte, devemos ver o propósito do livro sobre um homem natural que vive um completo vazio do que faz “debaixo do sol”, em procura de achar o sentido da vida buscando o que está “em cima do Sol”, ou seja, a revelação Divina e a Salvação de Deus.

Maurício Montagnero.

Um comentário:

Rockjazz disse...

Muito bom, consegui compreender melhor o contexto do Livro de Eclesiastes.

Deus abençoe!