terça-feira, 12 de agosto de 2008

Nosso aprendizado e as pessoas Hostis.

“Dentre das coisas que me aborrecem, destaco duas: O que eu faço certo ninguém lembra; o que eu faço errado ninguém esquece.”


Deparo-me ás vezes com circunstâncias em nossas vidas que me provoca um íntimo aborrecimento, pelo que nos falam, pelo que nos fazem, pelas traições que cometem e pela falta de reconhecimento e compaixão dos próximos pelas nossas pessoas. Exigi-mos dos indivíduos que estão em nosso redor, algo que não podemos transmitir e aplicar em nossas próprias vidas e assim magoamos as pessoas com o nosso falar, nossas ações e nossas condutas não honestas com os outros. Neste instante venho a me lembrar daquela música que tem a seguinte letra: “Devia ter aceitado as pessoas como elas são”.

Existe uma linha filosófica conhecida como existencialismo, que foi fundada no século XX. Os pensadores que a deram origem se inspiraram no Filósofo Cristão Dinamarquês Soren Kiekegaard. Essa linha reflete sobre a liberdade e as experiências que o ser tem como tal; enfatizando várias coisas em cima de outras, especialmente o amor à cima da lei. Essa linha veio dá suas contribuições para o Cristianismo; algumas negativas, porém, outra positivas. E uns dos seus lados positivistas é o amor à cima da lei, se relacionando com o ensinamento de Jesus (Mt 22.39).

Afinal, onde eu estou querendo chegar? Somos seres que vamos aprendendo conforme nossas vidas vão passando. Todos nós temos defeitos que precisam ser corrigidos e arrumados, entretanto, vivemos em meio de pessoas que se acham perfeitas e não aceitam correções e ainda tentam nos corrigir com hostilidade e sem sentimentos. Esquecem que o próprio Cristo corrigia os pecadores com amor e compaixão, temos vários exemplos e o que eu mais gosto de destacar é a mulher que ungiu os Teus pés (Lc 7.36 – 50). Eu me confundo no meio deste povo, dito povo de Deus, pois suas atitudes com as pessoas são discrepantes diante a palavra do Senhor.

Eu e você somos seres existentes que estamos aprendendo com a vida e nos corrigindo com erros que cometemos. Estou aqui para lhe dar uma palavra de ânimo! Tentamos mudar nossos erros e falhas, oramos, jejuamos e chegamos a pensar e a sentir a mudança que Deus tem feito em nossas vidas, mas, de repente vem alguém e nos humilha e nos entrega palavras indelicadas que desanima-nos. Não permite que a baixa auto-estima te alcance através de ditos-cujos que não sabem amar nas palavras, e pior, não sabem o que falam. Somos servos do Senhor sendo moldados conforme seu amor. Se existem pessoas que não honra e não vê isso em nós, não preocupemo-nos, pois o próprio Jesus não foi honrado na sua pátria (Lc 4.24).

As coisas certas que temos feito, Deus tem visto; se no cotidiano da nossa existência estamos aprendendo e mudando, Deus tem visto e lembrado. Se estivermos errando, Deus nos ajuda a mudar; se erramos, mas estamos nos modificando, Deus esquece desses erros. Pois, somente Ele nos olha com os olhos de amor e nos inspira a continuar a caminhada na nossa existência humana e cristã, nos ensinando e nos amando acima de qualquer outra pessoa.

Portanto, todos nós vamos ser imitadores de Deus (Ef 5.1). Aceitando as pessoas como elas são! As amando e as ajudando a se modificarem conforme estão vindo-a-ser. Tirando dos nossos corações a tirania, tirando dos nossos lábios as críticas; e colocando no lugar desta “legislação” a compaixão. Enquanto os que são atingidos pela falta do amor, não se preocupe, mas mude se realmente estiver errado, porém se não estiver, coloque a exasperação do que ouviu e sentiu, nos pés do Senhor.

Maurício Montagnero.

2 comentários:

Francisco Castro disse...

Olá, gostei muito do seu blog.

Parabéns!


Um abraço

Priscila Félix disse...

Muito lindo, estava precisando ler algo assim!! Ispiração do amor de Deus mesmo!!